18 de dez. de 2008

Yes, nós temos Mangueira!


A cultura de um povo deve ser sempre muito valorizada. Por isso, independente de gostares, de torcidas, de gostos cromáticos, há de se respeitar a Estação Primeira de Mangueira. Usando seus versos de uns anos atrás, ela simboliza o samba, é união de gente bamba, onde desabrocham tantas flores! A velha Manga já nos brindou com fabulosos desfiles, fabolosos enredos... Pena que nem todo bom enredo resultou um grande desfile... Os doces bárbaros, Chco Buarque, Dom Obá, As rendeiras do universo, Chiquinha Gonzaga, Drummond, Caymmi...sua própria história... Uma escola que nos deu Cartola, Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho e que abraçou Chico, Alcione, Bete Carvalho não é pouca coisa. Uma velha guarda que impõe respeito. Só lamento quealguns novos diretores tenham desvirtuado e sujado esses louvores!...MAs isso não me interessa... Estou a qui para render minha homenagem a esta brilhante agremiação, uma Escola de Samba na essência da expressão...
E para isso, me recordo do primeiro ano de Passarela do Samba...
Yes, nós temos Braguinha!!!!
Um samba lindo!...um desfile impecável...DOIS TÍTULOS em um ano!!!...Campeã e Supercampeã!...O homenageado feliz ao ver sua vida e obra cantada (foto)... E o grande final: o desfile de volta!...a Escola chegou à praça da Apoteose (naquela época as escolas tinham que evoluir na praça, que não tinha cadeiras!!!)...deu seu show e, não satisfeita, retornoi pela passarela cantando seu hino de louvor a um gigante de nossa cultura. Braguinha mereceu!...Nós agradecemos...
YES, NÓS TEMOS BRAGUINHA
Vem...Ouvir de novo o meu cantar (sobre a Mangueira)
Vem ouvir as pastorinhas
A luz de um pássaro cantor
Yes nós temos braguinha
Bela época
Quando o poeta floresceu
Oh! meu rio
Então cantando amanheceu
Num fim de semana em Paquetá
Ouvi Carinhoso, amei ao luar
Laura... que não sai da minha mente
Morena a saudade mata a gente (bis)
Hoje tem fogueira
Viva são joão
Mané fogueteiro
Vai soltar balão
Carnaval!
O povo vibra de alegria
Ao cantar a tua poesia
Será que hoje tudo já mudou
Onde andará o arlequim tão sonhador?
Chora pierrô, chora
Se a tua colombina foi embora
Canta!
A mulata é a tal
Salve a lourinha
Dos olhos claros de cristal
É no balancê-balancê,
Eu quero ver balançar
É no balanço que a Mangueira vai passar (bis)
Saudações imperianas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela ua perticipação...Volte sempre!...A cada segunda-feira, um novo texto...