20 de jan. de 2009

A majestade do samba...


Madureira...ê bairro de bambas!...Acho que só a Tijuca pode fazer frente... Mas agora me deterei na escola de Natal, Paulo da Portela, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Surica, Dodô, Marçal, Monarco e tantos outros... Muita gente boa que sempre produziu e segue produzindo sambões.

Portela...o mar azul... Sempre que pisa a passarela as adversárias temem. Temem seu luxo, temem a imponência da águia, temem a bateria sempre correta, temem o brio dos componentes.

Já assisti muitos desfiles realmente bonitos da Águia de Madureira. Mas vou destacar apenas um poucos. Mas você, meu companheiro de blog, sabe que conto com minha memória...e isso pode levar a algumas imprecisões. Fazer o quê, não é mesmo?

CONTOS DE AREIA – além de um samba clássico, me lembro claramente da abertura com aqueles barquinhos e a águia. Clara Nunes linda, como sempre, usando uma tiara que emoldurava seu sorriso.

TODO AZUL QUE O AZUL TEM – esse foi, de verdade um desfile que me lembrou o famoso samba do Paulinho...foi um rio que passou na minha vida...um rio azul...lindo!

OS OLHOS DA NOITE – tirando a águia mais feia que já vi...o desfile foi muito bom!...embalado por um samba de primeiríssima! Me lembro bem do setor inicial com a lua e as magias que a envolvem...e também da noite e seu mundo de boemia e prostituição.

LENDAS E MISTÉRIOS DA AMAZÔNIA – essa reedição foi demais!...a Portela estava deslumbrante e foi muito injustiçada na apuração ficando apenas em sétimo lugar. Uma pena, fazia tempos não via a escola tão linda e empolgada... embalada por um sambaço!

Por fim, não posso ficar sem citar um vice-campeonato que, sinceramente, merecia o título. GOSTO QUE ME ENROSCO foi o desfile mais perfeito que já vi ser feito pela escola de Madureira...lindo samba, Rixxa inspiradíssimo no carro de som, alegorias deslumbrantes, fantasias idem, harmonia perfeita, evolução contagiante. Fora uma agia chiquééérrima e mascarada! (foto) Este ano, 1995, a Portela merecia usar a faixa de campeã. Mas não sozinha...empatada com a Imperatriz que, com seus jegues, encantaram a Sapucaí.

Este ano (2009) a escola está muito bem servida de samba e com um enredo interessante. Fora que no ensaio técnico vivenciei uma bateria fantástica! Vamos ver na hora do desfile se a Portela consegue lutar pelo título, que não conquista desde 1984.

SÃO VINTE E UMA ESTRELAS QUE BRILHAM NO SEU OLHAR...

Até a próxima,

Juninho.

Um comentário:

  1. Vlw meu amigo, muito obrigado por ter lembrado da minha portela ....
    abraçosssssssss

    ResponderExcluir

Obrigado pela ua perticipação...Volte sempre!...A cada segunda-feira, um novo texto...